Desde a implantação de novas funcionalidades, porcentagem de processos deferidos chegou a 74,03%

Um ambiente totalmente digital, ágil e acessível para registro de empresas. Esse é um dos focos da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), que, por meio do Portal Facilita Alagoas, tem revolucionado a esfera empresarial no estado. Esse ambiente de acessibilidade ainda ganhou novas ferramentas com a adição de inteligência artificial e formatação de novos modelos de contrato, que, de acordo com a Juceal, tem ajudado a diminuir o número de erros nos processos de registro de negócios.

Instituída para os processos de abertura, alteração e baixa de empresas, a adição de inteligência artificial ao portal foi estabelecida em setembro deste ano e está à disposição de forma interna para os analistas da Juceal, que averiguam o registro empresarial, e de forma externa para os usuários do Facilita Alagoas. Durante a etapa de entrada do processo, de forma digital, a inteligência indica possíveis erros na documentação e nas informações preenchidas.

Essa inovação tem trazido resultados imediatos na eficiência da análise de processos. Os números de processos deferidos passaram de 65,74%, de janeiro a agosto de 2025, para 74,03% em outubro. Também foi registrada uma queda no número de exigências, que no mesmo período apresentava 34,05% e caiu para 25,97%, o que indica maior assertividade e desburocratização.

Outras ferramentas de simplificação são os modelos de contratos padronizados, disponíveis no site institucional da Juceal. Os quinze novos documentos surgiram com o intuito de diminuir o número de erros na formatação dos processos empresariais. Os serviços são direcionados para as naturezas jurídicas empresário individual e sociedade limitada.

O presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, explica que essas facilidades também têm impactado no número de processos protocolados, uma vez que, com simplificação, o foco na produção de novos processos por parte dos clientes se torna muito mais ágil. Desde a implantação da IA no portal, foram anotadas as protocolizações de 2.502 processos.

“Quando você facilita um serviço, as pessoas tendem a utilizá-lo ainda mais, porque elas não perdem tanto tempo com empecilhos pequenos. E o registro empresarial em Alagoas é isso, algo simples, eficiente, totalmente digital e com segurança jurídica. A IA veio realmente para revolucionar e, com ela, queremos chegar o mais próximo possível de processos com 100% de deferimento”, projeta.

A Juceal é a entidade responsável pelos processos de abertura, baixa e alteração empresarial, além da administração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.

Veja mais

Mais do Cotidiano

+ There are no comments

Add yours