Equipamentos integram o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola, do Governo Federal

O governador Paulo Dantas e os ministros a Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e dos Transportes, Renan Filho, entregaram, nesta sexta-feira (17), 30 máquinas agrícolas para municípios alagoanos. A solenidade aconteceu na sede da Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), localizada no bairro do Farol, em Maceió.
A ação representa um investimento de pouco mais de R$ 13 milhões, e integra o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), do Governo Federal, que tem como objetivo modernizar o setor agropecuário, aumentar a produtividade rural, promover o desenvolvimento regional e reduzir as desigualdades entre as regiões.
Durante a solenidade, o governador Paulo Dantas destacou a importância da união de forças para beneficiar produtores em vários municípios alagoanos. “Estamos falando de um investimento alto, oriundo de emendas dos senadores Renan Filho e Renan Calheiros, com papel fundamental do Ministério da Agricultura. Esse esforço conjunto já trouxe muitos benefícios para o estado de Alagoas e Pecuária. Fico muito satisfeito em participar de momentos tão relevantes como este. Em dezembro, o ministro voltará para entregarmos a sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que também contou com emendas do senador Renan e do ministro Renan Filho, da bancada federal”, destaca Paulo Dantas.
O ministro Carlos Fávaro explicou que o Promaq representa a retomada de um programa reconstruído pelo governo do presidente Lula. “Prefeitos e vereadores se recordam do PAC 2, no governo da presidente Dilma, que entregava equipamentos e máquinas para infraestrutura municipal, como adequação de estradas vicinais e obras urbanas. Com a volta do presidente Lula, retomamos. Já entregamos mais de 3.000 equipamentos em todo o Brasil. As metas do Ministério da Agricultura, no programa Promaq, são 20.000 máquinas, o que possibilita atender todos os municípios brasileiros. Fundamental, nesse processo, o papel dos parlamentares”, disse o ministro.
Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, a entrega das máquinas reforça a infraestrutura municipal proporcionando maior autonomia às prefeituras. “Essas entregas de hoje são importantes porque elas conseguem cumprir melhor seu papel junto ao cidadão. O equipamento é ainda mais importante para o produtor rural, para quem vive na zona rural das cidades. Uma máquina como essa eleva a produtividade, facilita o escoamento da produção, melhora as estradas para que estudantes cheguem com mais facilidade à escola e à creche. Também organiza as estradas para que as pessoas tenham acesso facilitado às unidades de saúde, podendo ser transportadas por ambulância até a unidade e depois para casa”, pontua o ministro Renan Filho.
Distribuição dos maquinários
A distribuição das máquinas agrícolas contempla os seguintes municípios: Delmiro Gouveia, Arapiraca e Murici, 3 motoniveladoras; Cajueiro, Carneiros, Inhapi, Mata Grande, Murici, Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema, somando 7 pás carregadeiras; Batalha, Inhapi, Maragogi, Maribondo, Messias, Murici, Palestina, Rio Largo, São José da Tapera, Cacimbinhas, Chã Preta, Capela, Estrela de Alagoas, Novo Lino, São Brás, São Miguel dos Milagres, Santana do Mundaú e Taquarana, num total de 18 retroescavadeiras; Canapi e Murici, com 2 rolos compactadores.
Representando os municípios alagoanos, a prefeita de Novo Lino, Marcela Gomes, agradeceu os maquinários. “Em nome de todos os prefeitos, quero agradecer a vocês por estas máquinas, por este equipamento que tanto vai nos ajudar na agricultura. Tenham certeza de que o povo alagoano considerará todo o trabalho que vocês têm feito em nosso estado”, finaliza Marcela.
+ There are no comments
Add yours