Salvamento foi feito no domingo (15) com técnica especializada de carga externa em área alagada da Zona da Mata

Por redação com assessoria

Reprodução

Uma operação coordenada pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA) garantiu, na tarde desse domingo (15), o resgate de um homem idoso que ficou ilhado em uma área de difícil acesso no município de Capela, na Zona da Mata alagoana. A vítima estava isolada em um trecho do Rio Paraíba que transbordou após as fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias.

A ação foi realizada em apoio à solicitação das guarnições de resgate em áreas inundadas do Batalhão de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que já estavam no local e identificaram a necessidade de apoio aéreo devido à complexidade da ocorrência.

Com o uso da aeronave Falcão 03, a equipe do DEA executou o salvamento por meio da técnica McGuire, um procedimento de carga externa que utiliza cordas para resgatar vítimas em locais de risco, especialmente onde não é possível fazer o pouso.

Segundo o diretor-presidente do DEA, coronel André Madeiro, a missão exigiu precisão técnica e rapidez. “Esse tipo de operação envolve alto grau de complexidade e risco. A técnica McGuire é aplicada apenas por equipes treinadas e com certificação específica para resgates em áreas alagadas ou de difícil acesso. Mais uma vez, o DEA demonstrou sua capacidade de resposta em situações de emergência, preservando a vida de um cidadão alagoano em risco”, destacou o coronel.

A vítima foi retirada em segurança e conduzida a uma área seca, onde recebeu atendimento inicial das equipes de apoio. O idoso estava consciente e não apresentava ferimentos graves.

Veja mais

Mais do Cotidiano

+ There are no comments

Add yours