Evacuações são realizadas no Japão, no Havaí e outras áreas ameaçadas
Por agências internacionais

Após um terremoto de magnitude 8,8 ocorrer próximo à Península de Kamchatka, na Rússia, as primeiras ondas de tsunami alcançaram a costa de Hokkaido, no norte do Japão, na manhã desta quarta-feira (horário local). As ondas também atingiram o território russo.
De acordo com a emissora de televisão pública japonesa NHK, as ondas iniciais mediram cerca de 30 centímetros, mas autoridades alertam para a possibilidade de formações muito maiores nas horas seguintes.
A Agência Meteorológica do Japão fez alertas preventivos para diversas regiões costeiras do país, inicialmente prevendo ondas de até 1 metro. Horas depois, a projeção foi revista para até 4 metros. A recomendação oficial é para que moradores se desloquem imediatamente a locais elevados ou edifícios seguros.
O terremoto teve epicentro a cerca de 126 quilômetros a sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade russa na Baía de Avacha. A profundidade estimada foi de 19,3 km. O abalo gerou uma série de alertas de tsunami ao longo do Pacífico, atingindo também Alasca, Havaí, Guam, Micronésia e Equador.
Autoridades continuam monitorando o comportamento do mar nas próximas horas. O risco maior está nas ondas subsequentes, que costumam ser mais destrutivas do que as iniciais.
+ There are no comments
Add yours