Treinamento busca capacitar profissionais na obtenção de dados sigilosos
Por assessoria
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) iniciou nesta segunda-feira (30) o Curso de Operações de Inteligência (COI), em Piranhas. O treinamento é uma continuação do Curso Básico de Inteligência (CBI), com três edições realizadas no estado, e busca capacitar os profissionais da segurança pública na obtenção de dados sensíveis/sigilosos (chamados doutrinariamente de “dados negados”) que auxiliem no combate à criminalidade.
Dados negados carecem de capacitação específica e contínua para atuarem de maneira eficiente e eficaz por meio das Ações de Busca e Técnicas Operacionais de ISP, por isso há a preocupação com os direitos humanos e com a estrita observância aos aspectos legais, éticos e morais, na capacitação desses profissionais que atuam especificamente na busca operacional desses dados.
Para o chefe especial de Inteligência da SSP-AL, tenente-coronel Raumário Jerônimo, é imprescindível adotar métodos especializados que aprimorem o trabalho dos agentes de inteligência. Sendo fundamental para a coleta de informações que apoiem a geração de conhecimento no campo da Segurança Pública.
“Em parte, os dados encontram-se disponíveis em fontes abertas. Todavia, ocorre que alguns desses dados precisam ser obtidos por agentes especializados, conhecedores de procedimentos de Ações de Buscas e Técnicas Operacionais de Inteligência de Segurança Pública”, explicou o oficial.
O encerramento do curso se dará após os alunos realizarem e obterem êxito em um conjunto de atividades práticas e simuladas das técnicas e procedimentos previstos na Doutrina Nacional de Inteligência e Segurança Pública (DNISP), ao final das duas semanas.
As aulas ocorrem presencialmente no período de 30 de setembro a 11 de outubro, totalizando 96 horas/aulas, com 26 alunos das seguintes instituições: SSPAL, Polícia Militar (PMAL) Polícia Civil (PCAL), Polícia Penal (PPAL) e Polícia Militar do Piauí (PMPI).
+ There are no comments
Add yours