Ação desarticulou organização especializada em golpes imobiliários que agia em todo país

Foto: PCAL

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (23), a Operação “Contrato Cego”, que desmantelou uma organização criminosa envolvida no golpe do falso financiamento. O esquema fraudulentamente lesou centenas de famílias alagoanas e milhares de vítimas em todo o Brasil, com um prejuízo milionário. 

A investigação identificou 3.734 processos judiciais em todo o Brasil, sendo 120 em Alagoas, com evidências de lavagem de dinheiro e crimes organizados. Dois homens foram presos, 25 e 34 anos, nos bairros do Benedito Bentes e Santa Lúcia, na parte alta de Maceió.

A ação foi coordenada pelos delegados Dalberth Pinheiro e Michelly Santos, titular e adjunto da Delegacia de Estelionatos da Polícia Civil, e cumpriu dois mandados de prisão e oito mandados de buscas domiciliares, que resultaram na apreensão de materiais importantes para a continuidade das investigações. Os mandados foram cumpridos nos bairros do da Jatiúca, Farol, Serraria, Santa Lúcia e Benedito Bentes.

Contratos de falsos consórcios

A operação revelou como uma empresa de consórcios e seus representantes enganaram pessoas, induzindo-as a assinar contratos de consórcio disfarçados de financiamentos imobiliários. As vítimas eram atraídas por promessas falsas de entrega imediata de imóveis, após pagamento de entrada, e acabavam descobrindo que haviam sido enganadas, com contratos de consórcio sem garantias de contemplação.

Com a ajuda das redes sociais, os criminosos divulgaram anúncios fraudulentos, forçando as vítimas a pagar valores elevados via Pix ou TED. As vítimas, em sua maioria em situação de vulnerabilidade financeira, perderam suas economias de uma vida inteira, com a ilusão de realizar o sonho da casa própria.

Veja mais

Mais do Cotidiano

+ There are no comments

Add yours