Espécies como o pinguim-de-magalhães costumam migrar para as águas brasileiras durante o inverno

Por Cotidiano Alagoas

Reprodução

Na tarde de sábado (26), um pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado encalhado na Praia do Gunga, localizada no litoral sul de Alagoas. O animal, visivelmente debilitado, foi resgatado e encaminhado para o centro de reabilitação do Instituto Biota, organização responsável pelo atendimento.

De acordo com a avaliação da equipe veterinária, o pinguim apresentava sinais de exaustão, desidratação, magreza acentuada e temperatura corporal abaixo do normal. Além disso, foram observadas marcas que indicam possível contato com redes de pesca, sugerindo emalhamento — situação comum que pode agravar ainda mais o estado de saúde dessas aves.

O Instituto Biota informou que está avaliando os próximos passos para garantir o tratamento mais adequado ao animal resgatado.

Espécies como o pinguim-de-magalhães costumam migrar para as águas brasileiras durante o inverno, sendo comumente avistadas nas regiões Sul e Sudeste. No entanto, em algumas situações, esses animais podem chegar até praias do Nordeste. Durante esse percurso migratório, alguns pinguins acabam se afastando do grupo e, devido ao cansaço, desnutrição e hipotermia, terminam encalhando nas praias em estado crítico.

Veja mais

Mais do Cotidiano

+ There are no comments

Add yours