Professor Davi Lima, do Instituto de Matemática, foi convidado a expor seu trabalho na Sun Yat-sen University, fortalecendo a cooperação entre as instituições

Por redação com assessoria da Ufal

Professor Davi Lima, IM/Ufal;  professor Sergio Romaña, da Sun Yat-sen University e o pesquisador Ziqiang Feng, da Beijing University – Reprodução

Entre algoritmos, teoremas e fórmulas, as pesquisas realizadas dentro da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no campo das Ciências Exatas, vêm despertando a atenção internacional pela sua capacidade técnica e novas projeções. No final de 2025, o professor Davi Lima, do Instituto de Matemática (IM) do Campus A.C. Simões em Maceió, foi convidado para apresentar o trabalho por ele desenvolvido a alunos da School of Mathematics da Sun Yat-sen University, localizada na cidade de Zhuhai, na China.

Realizada em 22 de dezembro, a palestra estreitou os laços entre as duas instituições e contou com ampla participação, inclusive de professores de outras universidades da China. O convite partiu do pesquisador Sérgio Romaña, que atua na Sun Yat-sen University e mantém colaboração com Davi em outras pesquisas, como a publicação do livro Classical and Dynamical Markov and Lagrange Spectra, lançado pela editora World Scientific, referência mundial na área de Ciências Exatas.

“Poder visitar a universidade chinesa me trouxe mais motivação para continuar minha pesquisa na Ufal, incentivar um ambiente de desenvolvimento científico e orientar recursos humanos de qualidade, pois essas coisas fazem parte do pilar indissociável da pesquisa em todas as universidades, e a sociedade conta com isso para o desenvolvimento de um país soberano”, comentou Davi Lima.

A palestra, intitulada “From Dynamical Systems to Number Theory”, apresentou resultados e perspectivas de pesquisa que conectam duas áreas centrais da Matemática contemporânea: Sistemas Dinâmicos e Teoria dos Números. De caráter interdisciplinar, a apresentação evidenciou como métodos dinâmicos podem ser utilizados para compreender problemas clássicos da teoria dos números, despertando o interesse dos presentes.

Além da troca científica, o convite teve como objetivo fortalecer a cooperação institucional entre a Ufal e a Sun Yat-sen University, com a perspectiva de estabelecer intercâmbios acadêmicos, especialmente para alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMat) realizarem períodos de doutorado sanduíche na China.

“A expectativa é que a colaboração seja frutífera, com a produção de pelo menos dois artigos de pesquisa, um deles em colaboração com o aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Ufal, Cícero Calheiros Filho. Sem dúvidas, portas foram abertas para que novos alunos e professores da área possam visitar o grupo de Sistemas Dinâmicos da School of Mathematics da Sun Yat-sen University”, explicou Davi.

A iniciativa também reforça o reconhecimento internacional da qualidade da pesquisa desenvolvida no Instituto de Matemática. Recentemente, o PPGMat teve seu conceito elevado para nota 5 pela Capes, resultado que reafirma o papel da Ufal como um polo de produção científica de excelência, capaz de dialogar com centros de pesquisa de ponta e de formar pesquisadores com atuação global.

Veja mais

Mais do Cotidiano

+ There are no comments

Add yours