Documento foi elaborado por pesquisadores brasileiros e estrangeiros

Por redação com assessoria

Reprodução

Nesta sexta-feira (8), no Cesmac, houve a apresentação pública de um relatório técnico-científico sobre o fenômeno de afundamento de solo causado pela Braskem que atingiu cinco bairros de Maceió. O documento foi elaborado por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Universität Leipzig, com base em dados oficiais fornecidos pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL) e obtidos junto à Defesa Civil e ao Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).

O novo relatório técnico, que informa seguir padrões internacionais de rigor científico e independência metodológica, foi elaborado pelos pesquisadores Magdalena Vassileva (PhD), Fábio Furlan Gama (Doutor em Ciência), Djamil Al-Halbouni (PhD), Mahdi Motagh (PhD) e Marcos Eduardo Hartwig (PhD), este último responsável pela apresentação. No início, foi delimitado o objeto de estudo e foram apontados os dados utilizados com recorte entre 2019 e dezembro de 2024, destacando que os dados gerados por DGPS não foram utilizados.

Os autores reforçam a importância do monitoramento contínuo da região e do processo de afundamento. Além disso, sugerem discussão sobre a metodologia utilizada na elaboração do mapa, a revisão do atual mapa de linhas de ações prioritárias e criação de um mapa de danos, sugerindo uma gradação de impacto.

Veja mais

Mais do Cotidiano

+ There are no comments

Add yours