Em Maceió, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) é referência em oncologia

Não é o toque que previne, ele encontra. No “Outubro Rosa”, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) assume a responsabilidade de encontrar estratégias para alertar sobre atitudes que podem evitar o aumento das estatísticas do câncer de mama. Até o final do mês serão apresentados cinco vídeos, dois deles com profissionais e mulheres diagnosticadas com o intuito de prevenir, orientar e motivar quem recebe o laudo e fica, emocionalmente, abalado. No masculino, pois dados revelam que, embora, haja um número muito baixo, homens também são afetados.
No Brasil, a doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é quem ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres. As maiores taxas de diagnósticos e estatísticas se encontram nas regiões Sul e Sudeste. Em Alagoas, o quadro não é diferente e, anualmente, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registra cerca de 7.100 ocorrências.
Por essa razão, é crucial as mulheres fazerem acompanhamento com profissionais especializados, recorrendo a cada 12 meses a um mastologista, para que, por meio de imagens, sejam avaliadas as mamas e, havendo a detecção precoce, iniciado o tratamento adequado para o alcance da cura.
Estado
Pelas unidades de saúde coordenadas pelo Estado, a população pode encontrar exames de mamografia no Hospital da Mulher (em Maceió), no Hospital Regional da Mata (em União dos Palmares), no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia. e o Cedim/Uncisal (também na capital). No Hospítal da Mata, o Estado também oferece o Programa Ame-se para reconstrução mamária de pacientes mastectomizadas.
Pelo Estado, é necessário ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência e, mediante a prescrição médica, será feito o encaminhamento. O agendamento ocorre por meio do Sistema Nacional de Regulação (SisReg), na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de residência. E atenção para essa informação, no Hospital da Mulher não é necessário agendar, basta apresentar o encaminhamento.
Município
Pelo Município de Maceió também há promoção de assistência com ações de prevenção e diagnóstico precoce para mulheres.
A Prefeitura de Maceió também promove ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, por meio de mutirões com a “Carreta do Amor” e “Dias D” em unidades de saúde.
Para realizar o rastreamento, basta ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) levando RG, CPF, comprovante de residência, Cartão SUS e solicitação médica (que pode ser feita no local).
Ressaltando que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento completo para o câncer de mama em caso de diagnóstico.
HU
Em Maceió, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) é referência em oncologia por meio do Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) que realiza o tratamento do câncer de mama. Ele oferece atendimento a pacientes com câncer de mama, além de realizar mutirões de reconstrução mamária, ofertar serviços de assistência social, psicologia e enfermagem. Informações ou agendamentos podem ser obtidos pelo telefone 3202-3817.
+ There are no comments
Add yours