Foram realizados procedimentos oftalmológicos e de cirurgia geral, nos dias 17 e 31 de agosto
Por assessoria
Dezoito pacientes foram beneficiados em dois mutirões de cirurgias realizados em agosto, no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas. Dez pacientes passaram por cirurgias oftalmológicas, e outros oito realizaram procedimentos de cirurgia geral. Em setembro, está previsto um novo mutirão, desta vez para o dia 28, em que serão definidos os procedimentos conforme a demanda reprimida do hospital.
Além da resolução dos problemas de saúde dos pacientes, com melhora da qualidade de vida, os mutirões diminuem a lista de espera para procedimentos cirúrgicos do HU. “Esse esforço é uma iniciativa do hospital para reduzir a lista de espera, priorizando os pacientes que aguardam há mais tempo”, explica o chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e Processamento de Material do HU, Newton de Barros.
No último sábado (31), oito pacientes foram submetidos a procedimentos de hernioplastia e colecistectomia [remoção da vesícula biliar] no mutirão de cirurgia geral. No dia 17, no mutirão de cirurgias oftalmológicas, dez pacientes passaram por procedimentos para correção de catarata e remoção de pterígio [conhecido popularmente como “carne no olho”].
Newton Neto comenta ainda que há melhorias também para o treinamento dos residentes. “Com os mutirões realizados aos sábados, o HU consegue disponibilizar mais horários para pacientes de casos mais complexos, para serem operados durante a rotina, beneficiando também a atuação dos programas de residência médica”, destacou o gestor.
+ There are no comments
Add yours