Animal, um filhote com cerca de 4 metros de comprimento, já estava em avançado estado de decomposição

Por redação

Foto: Instituto Biota

Na manhã de sexta-feira (22), a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL) registrou o segundo encalhe de baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) da temporada. O caso ocorreu na Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, no litoral sul de Alagoas.

O animal, um filhote com cerca de 4 metros de comprimento, já estava em avançado estado de decomposição e apresentava diversas marcas de mordidas de tubarão. Para possibilitar a avaliação, foi necessário utilizar uma retroescavadeira e remover a carcaça para uma área adequada. O atendimento contou com o apoio da Área de Proteção Ambiental (APA) de Piaçabuçu.

Entre os meses de julho e novembro, a presença de baleias-jubarte na costa brasileira é comum. Nesse período, a espécie entra em fase reprodutiva, deslocando-se até o litoral do Brasil para acasalar e dar à luz seus filhotes.

A realização do PMP-SEAL integra uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, em decorrência das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural da Petrobras.

Veja mais

Mais do Cotidiano

+ There are no comments

Add yours