Operação integra ações que investigam ameaças contra o influenciador Felca

Reprodução

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) cumpriu um mandado de busca e apreensão, e apreendeu um adolescente, de 17 anos, nessa quarta-feira (27), no bairro Fazenda Velha, em Arapiraca. Os policiais encontraram dois aparelhos celulares que foram apreendidos e serão analisados.

A ação policial foi coordenada pela Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), e contou com o apoio operacional da 4ª Delegacia Regional de Polícia (4ª DRP) de Arapiraca e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE/DRACCO). Os agentes deram cumprimento à ordem judicial expedida pela 1ª Vara da Comarca de Arapiraca/Infância e Juventude e Crimes Praticado contra Criança e Adolescente.

O adolescente é suspeito de integrar uma quadrilha que, por meio de “desafios” na internet, promovia exploração sexual de crianças e adolescentes. Na segunda-feira (25), um homem de 22 anos, apontado como autor de ameaças de morte contra o youtuber Felca – que fez denúncias de exploração sexual de menores, foi preso em Olinda, Pernambuco, sob a mesma acusação. Os mandados fazem parte da mesma investigação.

A investigação, conduzida pela Polícia Civil paulista, aponta que o adolescente estaria envolvido em crimes cibernéticos como exploração sexual, venda e distribuição de imagens com conteúdo pornográfico de crianças e adolescentes, além dos crimes de ameaça, indução e auxílio à automutilação.

Ele utilizava de plataformas digitais para coagir e incentivar crianças e adolescentes a se mutilar. Também pesa sobre ele a prática de crimes de estupro virtual, uma vez que exigia que as vítimas praticassem atos libidinosas na frente da tela do computador.

“Depois ele extorquia essas pessoas, chantageava e ameaçava expô-las. Nós encontramos ainda imagens de crimes de maus-tratos aos animais, além de imagens com apologia ao nazismo, como suásticas e imagens relacionadas”, disse a delegada Bárbara Porto, adjunta da Diretoria de Inteligência Policial da PCAL.

A ação faz parte de operação que investiga as ameaças sofridas pelo youtuber Felca, após este publicar um vídeo com denúncias sobre influenciadores que abusam da imagem de crianças. Ele relatou como o algoritmo divulga esse tipo de conteúdo.

Veja mais

Mais do Cotidiano

+ There are no comments

Add yours