Yahya Sinwar e pelo menos outros cinco são acusados ​​pelo departamento de justiça dos EUA de planejar e orquestrar ataques

Por agências internacionais

Os Estados Unidos anunciaram acusações criminais contra os principais líderes do Hamas por seus papéis no planejamento, apoio e perpetração do ataque de 7 de outubro no sul de Israel .

As acusações contra Yahya Sinwar, o chefe do grupo militante , e pelo menos outros cinco os acusam de orquestrar o ataque, que matou 1.200 pessoas, incluindo mais de 40 americanos.

Esse ataque desencadeou um ataque israelense a Gaza que matou mais de 40.800 palestinos e devastou grande parte do território.

A queixa criminal de sete acusações inclui acusações de conspiração para fornecer apoio material a uma organização terrorista estrangeira, conspiração para assassinar cidadãos americanos e conspiração para usar armas de destruição em massa, resultando em morte.

Ele também acusa o Irã e o Hezbollah do Líbano de fornecerem apoio financeiro e armas, incluindo foguetes e suprimentos militares.

“Conforme descrito em nossa queixa, esses réus — armados com armas, apoio político e financiamento do governo do Irã, além de apoio do [Hezbollah] — lideraram os esforços do Hamas para destruir o estado de Israel e assassinar civis em apoio a esse objetivo”, disse o procurador-geral Merrick Garland em um comunicado.

Veja mais

Mais do Cotidiano

+ There are no comments

Add yours