Acredita-se que demissão de Mykola Oleshchuk esteja ligada à morte de piloto e à perda de avião recém-entregue à Ucrânia
Por agências internacionais
Volodymyr Zelenskiy, presidente da Ucrânia, demitiu o chefe da Força Aérea ucraniana um dia após a notícia de que um jato F-16 recém-entregue havia caído no início desta semana, matando o piloto.
“Decidi substituir o comandante das forças aéreas. Sou eternamente grato a todos os nossos pilotos militares”, disse Zelenskiy em seu discurso em vídeo noturno na sexta-feira, sem dar uma razão para a demissão de Mykola Oleshchuk.
Zelenskiy falou da necessidade de “proteger” as vidas daqueles que defendem o país, sugerindo que a demissão provavelmente está relacionada ao acidente do F-16 no qual o tenente-coronel Oleksiy Mes morreu.
A chegada dos F-16, doados por vários países europeus, foi adiada devido ao longo programa de treinamento necessário para que pilotos e equipes de solo pudessem operar a aeronave.
Mariana Bezugla, membro de um comitê de defesa parlamentar, havia afirmado anteriormente que o avião foi abatido por fogo amigo. A Reuters citou uma autoridade dos EUA afirmando que o avião não parecia ter sido atingido por fogo russo, e o acidente pode ter sido causado por falha mecânica ou erro do piloto.
+ There are no comments
Add yours