Solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro Humberto Martins

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) realizou mais uma entrega para a advocacia e toda a sociedade, com a inauguração, nesta quinta-feira (18), do Memorial da Advocacia. Durante o evento, ocorreu a entrega de uma honraria ao desembargador Fernando Tourinho.
O espaço, localizado no prédio histórico da OAB/AL, no Centro de Maceió, conta um pouco da história do Brasil, destacando o relevante papel da advocacia para a consolidação do Estado Democrático de Direito. Interativo, o Memorial poderá ser visitado não só pelos membros da advocacia, mas por toda a sociedade, como uma fonte segura de informação.
Durante a inauguração, que reuniu inúmeras autoridades e membros da advocacia em geral, o desembargador Fernando Tourinho foi homenageado e recebeu a comenda Hermann Baeta, como forma de reconhecimento pela sua contribuição para o sistema judiciário alagoano.

Na ocasião, o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, falou da parceria com o Tribunal de Justiça, lembrando o episódio em que, com a ajuda do desembargador, a Corte decidiu não fechar o fórum do Benedito Bentes, mas melhorá-lo, conforme desejo da advocacia.
“Espero que continuemos firmes, de mãos dadas: advocacia, justiça e cidadania”, afirmou o presidente da OAB/AL.
O homenageado destacou a felicidade do momento, estendendo a honraria para os demais colegas do Judiciário alagoano. Ele também falou sobre o resgate do prédio histórico, coroado com a entrega do Memorial da Advocacia.
“Essa homenagem tem um significado muito especial. Ela está sendo prestada não só a mim, mas a todo o Judiciário. Conseguimos, juntos, construir um bom relacionamento, com diálogo. E eu estou convencido que é dialogando que a gente pode construir mais e melhor em prol da sociedade alagoana. Sobre o memorial, o nome do meu genitor para se tornar membro da lista sêxtupla que o levou ao Tribunal de Justiça saiu da sala onde hoje passa a funcionar o Memorial. Quando eu cheguei aqui, passou um filme pela minha cabeça”, afirmou.
O juiz curador do Museu da Justiça e membro da Comissão do Memorial da Advocacia, Claudemiro Avelino, destacou o trabalho incansável para que o memorial ficasse pronto. Ele elencou o espaço como um grande legado da atual gestão.
“É preciso conhecer o passado para entender o presente e planejar o futuro. O Memorial da Advocacia está entre as grandes conquistas dessa gestão. Daqui a alguns anos, esse momento que vivemos hoje será estudado e lembrado pelo grande passo que a OAB dá, inaugurando esse espaço”, falou.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, classificou o momento como sendo de “dupla festa”, fazendo referência ao Memorial e à homenagem ao desembargador.
“O Memorial da Advocacia simboliza a vida, a luta, a defesa e o Estado Democrático de Direito, além do fortalecimento da igualdade dos direitos humanos e o poder que temos de dizer que somos livres. Homens e mulheres iguais na construção de um Brasil para todos. A OAB está sempre presente nas lutas de ontem, de hoje e do amanhã. É o fortalecimento de quem não tem voz, mas passa a ter direitos assegurados pela Constituição”, falou.

O vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, que destinou verba parlamentar, na época que era senador, para que o Memorial se tornasse realidade, também esteve presente à inauguração do espaço, ressaltando que a revitalização do prédio histórico da OAB, no Centro de Maceió, dialoga com a série de projetos que a Prefeitura tem para a região central da capital alagoana. “Essa entrega olha para o passado, mas deixa um legado para o futuro”, falou.
O prefeito de Maceió, JHC, reconheceu o trabalho que vem sendo feito pela gestão da OAB/AL e lembrou do potencial da região central de Maceió, que estará recebendo investimentos para ganhar ainda mais atrativos para os visitantes.
Estamos a pouquíssimos metros do mar, em uma região que tem muito potencial, e o Memorial inaugurado hoje chega para que as pessoas possam conhecer a nossa história e para fortalecer o sentimento de força que todo alagoano tem que ter. Vagner que tem feito um trabalho extraordinário, imprimido um ritmo que a advocacia merece. Hoje, a advocacia alagoana é uma referência pra o nosso país”, destacou.
Em seu discurso, o advogado Nabor Bulhões deu uma “aula” sobre o devido processo legal, lembrando o papel fundamental da advocacia para a Constituição Federal.
A advogada Elijanny Farias, que esteve à frente da Comissão que tornou concreta a ideia do Memorial da Advocacia; a representante do Conselho Federal da OAB, Rose Moraes; ex-presidentes da OAB/AL e outras autoridades foram homenageadas.
No encerramento da solenidade, Vagner Paes lembrou das conquistas recentes da OAB/AL e falou sobre o principal papel do Memorial da Advocacia. “Esse espaço que inauguramos hoje vai servir para contar a nossa história. Qualquer pessoa que visitar o Memorial vai entender a força da advocacia e o papel fundamental dela para o país”, pontuou.
+ There are no comments
Add yours